Desafios · Internet

A importância de ter um bom site

Como todos sabemos, e tenho vindo a reforçar ao longo das publicações aqui no blog, o mundo mudou com a Internet. O desenvolvimento da Internet e a facilidade com que hoje acedemos a ela mudou a forma como nos relacionamos uns com os outros,  a forma como partilhamos as nossas vivências e a forma como comunicamos. Tais factos, fizeram com que o mundo empresarial também tivesse que  adaptar a sua estratégia para dar a conhecer a empresa e para melhor conseguir alcançar os públicos-alvo.  Daí a importância das empresas estarem presentes nos principais social media, como referi no post anterior. Contudo, uma empresa não deve apenas apostar em manter uma boa comunicação nos social media, deve também apostar num site com qualidade.

Hoje em dia as empresas não podem ver  o custo da criação de um bom site como um gasto, mas sim como um investimento. Porquê? Sejamos sinceros, quem é que quando precisa de comprar algo não vai primeiro ao Google ver onde poderia adquirir determinado bem ou serviço a um preço  mais acessível ? A Internet possibilita à empresa conseguir ser encontrada no mundo inteiro, e os social media permitem uma comunicação constante com os públicos da empresa. Contudo, se alguém pesquisar no google um produto ou serviço vai querer encontrar um site, simples e claro que lhe esclareça, de forma rápida, as perguntas que tem. O site tornou-se no novo cartão de visita das empresas, os antigos, no mundo digital em que vivemos, pertencem à pré-história. Assim, pode-se dizer, que um site ajuda a fortalecer a imagem de uma empresa, contudo é necessário que esta aposte na criação de um bom site que transmita os valores da empresa e credibilidade para os seus clientes. Um mau site também pode ser um problema para as organizações.

Neste sentido, vou optar por dar um exemplo prático daquilo que considero ser um bom site. O site escolhido foi o do restaurante Honorato, uma hamburgaria  artesanal.

O primeiro motivo que gostava de realçar para o site do Honorato ser um exemplo de um site com qualidade, refere-se ao facto de, quando se pesquisa por Honorato no Google ser o primeiro link que aparece. Isto nem sempre acontece quando, por exemplo, o URL contem elementos que ajudem o motor de busca a dispersar da empresa. Contudo o site do Honorato, mais simples não podia ser, o que faz com que seja o primeiro a aparecer na pesquisa do Google.

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De seguida, quando entramos no site do Honorato somos direcionados para a sua home page. Nesta home page temos acesso ao logótipo da empresa, a uma das frases que mais a caracteriza (é bastante usada na comunicação realizada pela empresa nos diversos social media, e está presente na ementa do próprio restaurante) e uma imagem com alguns alimentos com uma balança e bancada antiga que fazem lembrar as antigas pequenas mercearias que estavam sempre associadas a produtos frescos. Isto, aliado ao facto que esta fotografia ser a única coisa a cores nesta home page demonstra bem aquilo que o Honorato tanto realça nos seus social media – a importância dos produtos frescos e artesanais na confeção dos seus hamburguês. Para além disso, o seu design é agradável ao olhar e é uma home page bastante simples, mas que refelte bastante sobre a empresa.

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Para navegar no site do Honorato temos duas opções: fazer scroll para baixo que a informação vai mudando ou clicar nos ícones que aparecem na barra lateral direita. O primeiro icone representado por um hamburguer, se passarmos o rato por cima, diz que se chama “home”, o segundo “x-bar”, o terceiro “menu”, o quarto “x-music”, o quinto “galeria” e o último contactos.

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Assim, se deslizarmos para baixo ou clicarmos no segundo ícone vais-nos aparecer a página abaixo ilustrada. O Honorato não é apenas um restaurante, mas também um bar onde se pode desfrutar de um boa bebida, assim, neste espaço podemos ver o menu de bebidas que o Honorato oferece em termos de gins, cervejas artesanais e cocktails. Este menu surge-nos, mais uma vez, num design super sugestivo da marca Honorato. Quem já visitou um dos restaurantes, sabe que esta imagem lembra bastante o espaço da empresa, e que até a frase “Se a vida te der limões … faz um gin tónico” está presente nas paredes do próprio restaurante.

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Algo semelhante podemos encontrar quando clicamos no terceiro ícone, que nos direciona para o menu do restaurante. Mais uma vez, o design é super criativo, e sugestivo, pois quem conhece o restaurante percebe perfeitamente uma clara (e bem conhecida) tentativa de recriar o restaurante. Para além disso, outra caracteristica que deve ser realçada é a passagem de informação relevante para a empresa, de forma clara, concisa, e de uma forma que não aborrece o visitante do site, dada a grande quantidade de imagens do mesmo.

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Contudo, o site do Honorato não é meramente informativo. Se clicarmos no quarto ícone este é direcionado a alguns dos músicos que costumam ser convidados para atuar no restaurante.  Aqui temos informação sobre os mesmo, mas também podemos ouvir o seu trabalho musical e até mesmo fazermos as nossas próprias misturas de som. Como? O Honorato nesta secção dispõe de duas mesas de som, basta clicarmos sobre o nome do artista que queremos ouvir e clicar no play numa das mesas de som, automaticamente o disco começa a girar e começamos a ouvir musica do artista que selecionamos. Para além disso, o Honorato criou um álbum com músicas de alguns destes artistas que é possivel qualquer pessoa fazer o download gratuito. Isto gera interação com as pessoas que visitam o site.

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O quinto ícone é onde o Honorato tem uma galeria apenas com fotografias dos seus hambúrgueres. Aqui é possivel ao visitante do site escolher o restaurante Honorato que deseja e ver fotografias do hambúrgueres referidos no menu. Mais uma vez a cor do fundo é sempre em tons escuras, de modo a realçar a cor viva das fotografias que demonstram retratam os seus produtos.

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No último ícone o Honorato contemplam-nos, ainda, com uma forma diferente e original de demonstrar em que zonas da Grande Lisboa se situa o restaurante, com o horário e localização no google maps, basta clicarmos sobre o restaurante que pretendemos para a aparecer toda a informação.

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Para além disso, contem ainda, de forma bem visível, os icones para o visitante do site poder visitar os seus social media.

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Assim, em suma, posso dizer que considero o site do Honorato um exemplo de um bom site, pois:

-Reflete a identidade, valores, e até mesmo o espaço/ambiente dos seus restaurantes;

-Criatividade e originalidade no design;

-Bem organizado visualmente, sempre com fundo com cores mais escuras e minimalistas (como os próprios restaurantes) de modo a realçar os seus produtos;

-Permite que se aceda à informação de duas maneiras: fazendo scroll para baixo, ou clicando nos links da barra lateral direita para se aceder diretamente à informação pretendida;

-Fácil navegação no mesmo;

-Informação relevante. Embora tenha tendência a utilizar mais imagem que texto, um visitante  consegue ser bastante esclarecido no site.  Caso não fique esclarecido pode procurar mais informação graças à boa identificação dos social media da empresa;

-Interatividade do site (esta também criada de modo original de criativo, através das mesas de música);

-Indica localização, faz ligação com o google maps e indica contactos e horários.

Por último, mas não menos importante o site adapta-se ao formato mobile (facto bastante hoje em dia, visto que, cada vez mais, se acede à Internet através do telemóvel.

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Rita Cavalheiro

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