Desafios · Relações Públicas

Fanpage Karma

Hoje venho falar de uma ferramenta bastante útil para os Relações Públicas e para qualquer profissional de Comunicação o  Fanpage Karma.  Como já referi, por diversas vezes, para uma marca se destacar atualmente num mercado tão competitivo não pode, de todo, descartar a fase de investigação. As marcas necessitam de ter informação sobre o seu setor, sobre o impacto que as suas táticas estão criar nos seus diversos stakeholders, e, sobretudo, de saber o que os seus concorrentes estão a fazer.  Saber informações como estas pode não ser fácil para profissionais que não conheçam o Fanpage Karma, que acaba por facilitar bastante a vida deste profissionais na recolha de informação.

Mas afinal que ferramenta é esta?

Fanpage Karma é um ferramenta online que permite fazer toda a monotorização dos diferentes social media existentes. Clarificando: permite-nos comparar os social media da nossa marca com os social media das marcas concorrentes. A partir daqui são-nos dadas as mais variadas informações dos nossos social media , sempre em comparação, com os social media dos nossos concorrentes: Que tipo de post é que as marcas publicam? Quem são os nossos públicos? Quem interage com as publicações? , entre muitas outras informações. Esta é uma ferramenta paga, mas é possível usufruir da mesma durante 1 mês gratuitamente.

Vamos perceber melhor como funciona esta ferramenta:
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A primeira coisa a fazer assim que acedemos ao site desta ferramenta é fazer login. Assim que o login esteja feito, a própria ferramenta pergunta-me quais os social media que quero analisar.  Para explicar a utilidade desta ferramenta, eu apenas cliquei em “facebook”, contudo todas as outras social media estão disponíveis para serem monitorizadas.

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Assim que cliquei sobre “facebook” o Fanpage Karma pede-me para eu adicionar o nome ou o URL das páginas de facebook que eu quero monitorizar. A titulo de exemplo, escolhi as páginas da Coca Cola Portugal e da sua principal concorrente – Pepsi Portugal. Escolhidas as páginas de facebook a monitorizar, surge-nos uma tabela comparativa com alguns aspetos gerais, sobre as duas páginas dos facebook de ambas as marcas. Aqui é-nos logo possível perceber alguns aspetos diferenciadores de ambas as páginas de facebook, como por exemplo, o facto de a Coca Cola utilizar muito mais a sua página do facebook para serviço ao cliente (75%), do  que a Pepsi (0%). Para além disso, a Coca Cola tem o hábito de responder aos seus clientes, pelo menos no prazo de 5,5h enquanto que a Pepsi não tem o hábito de  o fazer. Apesar disso, segundo esta tabela, a pagina de facebook da Pepsi tem um maior índice de performance (4.0%), do que a pagina do facebook da Coca Cola (1.0%).

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Para saber mais informação concreta, basta clicarmos em “chart board”. Aqui surgem-nos gráficos comparativos das duas páginas de facebook em análise, mais precisamente sobre o número de fãs de cada uma, o total de likes, comentários e partilhas e ainda o engagement que, cada uma, consegue gerar diariamente.  Esta informação é-nos dada no primeiro gráfico, se passarmos o cursor por cima de cada uma dos logótipos das marcas, surgiria o seguinte: “Pepsi 17/04/2016 – 2.7%” , “Coca Cola 17/04/2016 – 0.4%”. Isto significa que, neste dia especifico, a página do facebook da Pepsi conseguiu gerar mais engagement do que a da Coca Cola. Se tal, aconteceu é importante um profissional de Comunicação perceba o porquê, e o que foi publicado neste dia pela Pepsi para tal ter acontecido.

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Posteriormente, se clicarmos em “analysis” o Fanpage Karma diz-nos quais foram as publicações com imagem, com vídeo e com  texto que tiveram mais sucesso,  pelo número de likes, comentários e partilhas que tiveram. Aqui, também nos é possivel comprovar que a Pepsi teve mais vezes sucesso nas publicações que fez que a Coca Cola. Para além disso, esta parte é bastante útil para perceber quais os links, as hastags e as palavras que cada uma das marcas utiliza mais nos posts que publica nas suas páginas de facebook. Nesta secção, também é possível perceber quais as horas e os dias por semana em que são realizados mais posts.

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Quando entramos dentro do menu dos “insights” o Fanpage Karma analisa os diversos fatores da nossa página e faz uma estimativa do potencial da performance do perfil  da nossa marca. Neste caso especifico, a página do facebook da Pepsi tem uma performance de apenas 4%. Este indicativo pode ser bastante útil para os profissionais de Comunicação, uma vez que o valor poderia ser muito mais elevado. Assim, convém analisar o que se está a fazer de bem e de errado para potencializar este nível de performance.

Ainda dentro deste menu, existem diversos sub menus que podem ser explorados, como por exemplo o “influencers”. Aqui, o Fanpage Karma indica-nos quais os fans que mais interagem com as publicações das páginas que estamos a monitorizar, ou seja, os fãs que mais comentam, colocam likes ou partilham as publicações. .

6O Fanpage Karma, para além de nos permitir fazer toda esta monitorização, se for programado para tal, enviará para o nosso e-mail informações relativas aos posts que foram feitos, cada dia, pelos perfis selecionados e, a cada segunda feira, envia uma resumo e análise do que foi publicado pelas marcas durante toda a semana. Este aspeto  é bastante vantajoso para um profissional de Comunicação, que desta forma passa a receber toda a informação no seu e-mail, sem ter que estar sempre a programar esta ferramenta cada vez que precisa de recolher dados, permitindo que estes profissionais estejam constantemente atualizados do que se passa. De realçar, ainda, que esta ferramenta tem uma parceria com o Google Anaytics, que permite aos profissionais de comunicação analisarem o tráfico que os social media das suas marcas possuem.

Rita Cavalheiro

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