Desafios · Relações Públicas

Estratégia: o meu quadrado invisivel

 Estratégia e Tática: sinónimos ou antónimos?

Os termos de estratégia e tática são conceitos utilizados muitas vezes como sinónimos, contudo a realidade é que são bastante distintos. Estes termos são indispensáveis para o trabalho de  Relações Públicas, pelo que este profissional deve conseguir fazer uma clara distinção dos dois conceitos.

A estratégia refere-se a uma linha de pensamento, ao caminho que se deve realizar para que uma marca atinja os seus objetivos. Para tal, é necessário que a marca saiba exatamente onde está para conseguir definir onde quer chegar, daí o facto da fase de investigação, que falei no post anterior, ser importante pois permite-nos ter um conhecimento exato de todo o panorama organizacional. Contudo é importante não esquecer que a estratégia reflete uma escolha, e que essa escolha deve estar em consonância com os valores da organização, para que não surja qualquer tipo de problema na relação com os seus públicos. É um processo de gestão interativa entre a organização e o ambiente externo. Implica pensar no futuro, pensar estrategicamente. Pode-se, assim, dizer que  a estratégia implica um sentido; um movimento; um propósito; um padrão (padronizar o comportamento da organização) e uma pró-atividade.

As táticas, por outro lado, são referentes ao nível operacional, ou seja, são os métodos usados para implementar a estratégias.

strategy

Assim que uma marca define uma estratégia, esta torna-se no seu grande trunfo, pois acabou de realizar uma escolha para atingir os seus principais objetivos. Há que ter em conta que um dos grandes objetivos quando se traça uma estratégia é que esta venha a acrescentar valor para a marca, ou seja, que esta faça a marca distinguir-se das restantes. Devido a este fator, a estratégia deve ser mantida dentro da organização, para servir de guia a todas as táticas que serão realizadas para o exterior. Se queremos realizar um ataque surpresa, convém que os nossos concorrentes não saibam dessa informação.

Para uma melhor compreensão do conceito de estratégia, e da sua diferença em relação ao conceito de tática, deixo dois vídeos que representam marcas reais: a IKEA e o MacDonalds,  ambas mundialmente conhecidas no setor em que atuam.

Ambos os vídeos demonstram como as marcas começaram a expandir-se e as táticas que usaram para conseguir implementar a sua estratégia.

“Strategy is about making choices, trade-offs; It’s about deliberately choosing to be different” – Michael Porter

Rita Cavalheiro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s