Desafios · Internet · Social Media

Is this Social Media or just Me Media?

Por volta da década de 80, deu-se a passagem da  Era Industrial para a Era Digital. Com esta passagem, a informação deixou de ser transmitida pelo modo analógico, para ser transmitida digitalmente. Tal,só foi possível graças ao desenvolvimento da Internet.

A entrada na Era Digital teve um grande impacto na sociedade e, sobretudo, nas organizações. A vida em geral, mas também os mercados ficaram mais rápidos, dinâmicos e competitivos o que torna essencial que as organizações acompanhem esse ritmo mais acelerado. O grande desenvolvimento tecnológico permitiu que as notícias fossem dadas quase de forma imediata, sendo que, atualmente, pode ser qualquer um de nós o primeiro a transmitir essa notícia. Assim, num contexto em que o fluxo de informação é quase imediato, as organizações perceberam que não é possivel ter controlo sobre o mesmo e que, cada vez mais, é necessário estarem presentes em plataformas que aproximem em tempo real a organização dos seus públicos.

Essas plataformas são, sem dúvida, as redes sociais: facebook, twitter, instagram, linked in, entre outras. Se nos primórdios da Internet, as organizações apenas utilizavam o seu site para comunicar com os seus públicos, não sendo possivel qualquer tipo de interação destes  nas suas publicações, atualmente tal já não se verifica. As redes sociais permitem às organizações fazerem publicações que geram resposta e interação das pessoas que seguem o seu perfil. Passou-se da era do “Me Media” , para uma marcada pelo “Social Media”.

As organizações usam as redes sociais para marcar presença, aumentar a sua notoriedade, promover os seus produtos e aumentar as suas relações com os seus públicos. Isto porque cada publicação realizada pela organização permite a interação de diferentes pessoas, com interesses distintos.

A era marcada pelo “Social Media”,  apesar de fazer com que seja impossível as organizações controlarem os fluxos de informação, permite a existência de métricas que possibilitam, mais facilmente, avaliar o desempenho das organizações. Graças ao número de seguidores, de likes,  de partilhas e do conteúdo dos comentários  é possível realizar mais facilmente a monitização do desempenho organizacional.

Posso assim dizer que this is definitely social media.

Flat style vector illustration social network connection concept

Rita Cavalheiro

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s