Desafios · Internet · Relações Públicas

E se a Internet deixasse de existir?

E se amanhã a Internet não existisse? Para nós, que vivemos num mundo dominado por esta rede, é difícil imaginar que tal possa acontecer. Contudo, a realidade é que já existiu um mundo que não era dominado por esta ferramenta, e não foi assim à tantos anos atrás. Sendo assim,  que mudanças existiram no mundo atual se a Internet deixasse de existir?

  • Algumas profissões deixariam de fazer sentido

O enorme desenvolvimento da Internet, mas também  o grande avanço das tecnologias favoreceu, nos últimos anos, o surgimento das profissões relacionadas com as IT ( Information Tecnology). A imagem a baixo demonstra algumas das profissões,  que num mundo dominado pela Internet só têm tendência a expandirem-se, mas que num mundo sem esta rede deixariam de fazer sentido.

Não devemos cair na ilusão que só as profissões relacionadas com as IT iriam deixar de existir. A realidade é que, atualmente, existem profissionais especialistas em Marketing Digital, e um número bastante considerável de lojas sem qualquer espaço físico, pois as suas vendas são feitas online. Estes são apenas mais dois exemplos de áreas que deixariam de fazer sentido, caso a Internet deixasse de existir.

1

  • Não seríamos informados tão rapidamente sobre os acontecimentos que se passam no mundo 

Atualmente um acontecimento que se suceda no outro lado do mundo, chega até nós a uma velocidade incrível e quase imediata,  quer seja pelo facebook (ou qualquer outra rede social) ou pelos meios de comunicação. Se hoje nos é possível saber que existiu um horrível atentado num país distante, quase momentos depois de este ter acontecido, é graças às Internet. Esta ferramenta permite a partilha de informação a uma velocidade que  uns anos seria impossível de imaginar. Contudo, se esta deixasse de existir a partilha de informação seria muito mais dificultada.

  • Não comunicaríamos tão facilmente

Primeiramente as pessoas apenas comunicavam pessoalmente ou por carta. Depois  surgiu o telefone, e só posteriormente a Internet que revolucionou por completo a forma de comunicar de todos nós. Atualmente basta-nos ter um dispositivo com ligação à Internet para que possamos comunicar com qualquer pessoa esteja ela em que parte do mundo estiver, num questão de minutos. Esta comunicação pode ser feita por e-mail, chats, ou por qualquer tipo de rede social.

Outra grande mudança na forma de comunicarmos uns com os outros e que é fruto da Internet refere-se ao facto de, hoje em dia, comunicarmos bastante por imagem. De facto, a imagem nunca teve um papel tão importante como hoje na vida de todos nós, e redes sociais como o snapchat ou instagram assim o demonstram.

Caso a Internet deixasse de existir, teríamos de dizer adeus a tudo isto. Estaríamos preparados para viver num mundo sem qualquer tipo de rede social?

3

  • Perdia-se muita informação

Atualmente na Internet é possivel encontrarmos informação sobre tudo e mais alguma coisa. Ferramentas como o Google dispensam apresentação, correto? Cada vez mais procuramos informação na Internet e não nos livros, como “antigamente” se fazia. Para além disso, cada vez mais, as empresas dispõem de softwares  que armazenam toda a informação relevante sobre as mesmas.

Caso a Internet deixasse de existir, uma enorme quantidade de informação iria perder-se, visto que nos dias que correm, quase tudo se encontra em formato digital. Mais preocupante ainda, é que muitos de nós não saberíamos pesquisar informação “à moda antiga”.

  • Voltaria-se a fazer quase todas as tarefas de forma manual

Nos dias que correm, graças à Internet , é-nos possível fazer um considerável número de tarefas sem sairmos de casa. Consultar o saldo da nossa conta bancária, fazer transferências, realizar uma entrevista de trabalho, fazer compras, mandar cartas (que hoje se chamam de e-mails) (…). Estes são apenas alguns exemplos de tarefas que com o desenvolvimento desta rede deixaram de se fazer de forma manual, e passaram a puder ser feitas a partir de nossa casa, bastando ter um dispositivo com ligação à Internet.

Com estas funcionalidades a Internet veio facilitar a vida de todos nós, contudo se de repente deixasse de existir  isso implicaria termos de voltar a realizar tarefas tão simples e rápidas de forma manual e mais demorada.

  • As empresas teriam de recorrer a outros meios de comunicar com os seus públicos

Num mundo atual as empresas têm ao seu dispor todo um conjunto de ferramentas para comunicarem com os seus públicos (internos e externos) e para puderem dizer “eu estou aqui”.  Intranet, blogs, redes sociais, e-mails, newsletters  são alguns dos exemplos. Contudo, não é preciso alargar-me muito para dizer que se a Internet deixasse de existir, estas formas de comunicação seriam impossíveis de acontecer.

  • Depressão

Um mundo que não fosse dominado pela Internet já existiu, mas não nos dias de hoje. Eu ainda posso dizer que brinquei na rua, sei o que é jogar às escondidas e à macaca, mas as crianças hoje em dia não. Não,  porque nascem num mundo marcados pelas novas tecnologias e desde cedo começam a lidar com a utilização da Internet. Eu ainda posso dizer que me lembro de receber postais das minhas avós no correio, nas épocas festivas como o Natal e a Páscoa. As crianças de hoje em dia não. Contudo, apesar de puder dizer tudo isto, a Internet é uma ferramenta que utilizo todos os dias, e que me facilita a vida na realização de muitas tarefas. Se atualmente saberia viver sem o acesso a ela? Teria de aprender, mas iria ser bastante complicado. Porém, mais difícil seria para as pessoas viciadas nesta ferramenta. Sim, viciados na Internet  existem e são uma realidade cada vez maior.

depressao

Rita Cavalheiro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s