Desafios · Relações Públicas

É tudo uma questão de interpretação

Todos nós, enquanto indivíduos, envolvemo-nos com o mundo por meio dos nossos sentidos e conhecimentos. Tal envolvimento, individual e particular, determina a forma como cada um de nós interpreta e percepciona o mundo, pois este é uma realidade conhecível e, por isso, passível de ser interpretado.

As Relações Públicas são uma profissão que tem um importante papel social, mas também económico nas organizações. Um Relações Públicas é capaz construir, manter ou até mesmo alterar a imagem da organização para a qual trabalha. Pode assumir-se que são uma forma de interpretar o mundo graças às diferentes realidades que conseguem construir.

Contudo, para tal é essencial que este profissional esteja constantemente em busca de informação e atualizado sobre o que o rodeia. A monitorização de todo o ambiente organizacional, seja ele interno ou externo, é fundamental para a construção de uma boa relação com os diferentes públicos.

Só estando munidos de informação é que os Relações Públicas conseguem fazer uma correta interpretação dos factos e posteriormente construir uma realidade detentora de significado através de toda a sua ação estratégica.

A curiosidade, a constante busca de informação e de feedback permitem a este profissional uma melhor interpretação do mundo que o rodeia, e das diferentes realidades individuais existentes. Partindo deste pressuposto, pode-se assumir que não é necessário que a interpretação do mundo por parte dos vários Relações Públicas seja a mesma, mas que esta resulte em ações que promovam os melhores resultados para a organização e  os seus diferentes públicos.

imagem rp

Rita Cavalheiro

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s